Nesta época do ano, em que chuvas mais pesadas são esperadas, é importante estar preparado para garantir a segurança enquanto estiver no trânsito. Por isso, separamos algumas dicas para dirigir na chuva:
Acenda os faróis
É importante acender os faróis assim que começar a chover, independente se for dia ou noite. Por isso, também é preciso fazer a manutenção e revisão do item, confiando em produtos de qualidade.
Preste atenção nos pedestres
Em condições chuvosas a prioridade do pedestre será se manter seco, o que pode causar maior desatenção aos carros e ao trânsito.
Regra de distância de 3 segundos
Ao aumentar o espaço entre o seu veículo e o carro à sua frente, você tem tempo suficiente para identificar um problema e responder a ele de forma segura, caso seja necessário. O ideal é sempre contar três segundos entre o tempo em que o veículo a frente passou por um ponto até você atravessar o mesmo.
Não fique muito perto de ônibus e caminhões
A proximidade com esses veículos não só reduz seu campo de visão como também dificulta que o motorista do ônibus ou caminhão seja capaz de ver você.
Evite movimentos bruscos
Dirigir em uma pista molhada é mais perigoso, já que aumenta o risco de aquaplanagem e derrapagens durante as frenagens.
Evite dirigir quando estiver chovendo muito
É sempre mais indicado parar em um local seguro e esperar a chuva diminuir para evitar riscos à sua segurança.
Dirija devagar
Diminuir a velocidade ao dirigir em um dia chuvoso é a melhor maneira de reduzir as chances de acidentes. Fique atento com as palhetas
Se as palhetas estiverem desgastadas e funcionando mal podem causar problemas para a visibilidade em dias de chuva, aumentando as chances de acidentes.
As palhetas Valeo são referência no mercado e podem ser grandes aliadas quando o assunto é qualidade e segurança.
Fonte: Valeo